Defensivos e fertilizantes agrícolas: qual o impacto do Coronavírus no fornecimento desses insumos?

A pandemia de Covid-19 está mexendo com a rotina de bilhões de pessoas ao redor do planeta. A forma como consumimos, nos locomovemos e trabalhamos, por exemplo, mudou radicalmente nas últimas semanas.  Na produção e no comércio de fertilizantes e defensivos agrícolas, não é diferente.

Enquanto na China, na Europa e nos EUA, regiões mais afetadas pela pandemia, a indústria química sofreu com a interrupção no fornecimento de produtos, potencializada pela redução no preço no petróleo, no Brasil, até o presente momento os estoques de produto não foram comprometidos e só serão quando houver alguma definição no setor global, tendo garantido o abastecimento desses produtos até setembro.

No segmento de fertilizantes, a depreciação do Real melhorou a relação de troca de produtos agrícolas por fertilizantes. Nos últimos 12 meses, a relação de troca da soja e do café por fertilizantes melhorou 23%, enquanto para o milho, a melhora foi de 46%. Desde que não ocorram problemas de suprimento devido à Covid-19, essas relações devem se manter durante o 2º semestre.

A mesma tranquilidade porém, não ocorre com produtos biológicos importados, que podem ter o valor aumentado em até 10%, já que a matéria-prima importada utilizada na produção também será reajustada em até 15%. Também há risco da falta desses produtos devido a perecibilidade na estocagem.

Esta é uma oportunidade ímpar para promover a produção local de insumos de base biológica, como alternativa para garantir que o suprimento de defensivos e fertilizantes continue a chegar até o produtor local, de forma que o agronegócio brasileiro e a economia brasileira, se recuperem mais rapidamente desta crise sem precedentes na história recente.

Deixe seu comentário

logo-gmdagro-footer

Rua Dois, 64, Bairro do Comércio . Contagem . MG
0800 024 2699 | 31 3394.1348 – 3394.1628

Cadastre-se

Fique informado das promoções e novidades da GMD Agro:

GMD Agro © 2020. Todos os Direitos Reservados